quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Realidade aumentada e chatbots dominarão a cena social media em 2017


A Realidade Aumentada (RA), chatbots, influenciadores e uma verdadeira revolução na distribuição de conteúdo são as mais fortes tendências que dominarão o cenário do Social Media, no ano de 2017, segundo indicadores apontados por estudo realizado pela Kantar Ibope Media, que foi divulgado na última segunda-feira (05/12).  A análise reuniu 10 pontos que certamente estarão em alta, daqui para frente:  

1- Snapchat e Facebook irão muito além do social. Ambos devem investir na diversificação como chave para o sucesso, pois ter somente uma grande base de usuários de redes sociais já não é suficiente para as companhias que surgiram com foco neste segmento.

2- A onda da Realidade Aumentada (AR) - desde o fenômeno Pokemon Go, o recurso virtual já chama atenção de diversos players do mercado de tecnologia – como Google, Apple, Facebook, Snap, Twitter e Amazon – e de veículos de mídia como o The New York Times.

3- Revolução da distribuição de conteúdo: a era das experiências - a distribuição de conteúdo costumava ser bem simples com a publicação de conteúdos em sites/blogs com o compartilhamento desses conteúdos nas redes sociais.  Com a evolução e proliferação de canais de comunicação agora é preciso a produção de conteúdos específicos e abordagens customizadas para cada um deles.

4- Os chatbots chegaram para ficar. Em 2016, os chatbots de atendimento – aplicativos que reproduzem códigos de conversas para gerar uma comunicação automatizada com os usuários – surgiram como outra grande tendência a se observar.

5- Crescimento das redes de pergunta e resposta - serviços de Q&A: celebridades e influenciadores em aplicativos que permitem o envio de perguntas.

6- Programas de influenciadores: a economia da confiança é mais que uma tendência. Em um cenário em que a identidade da marca não é mais restrita à sua própria mensagem, mas sim um reflexo das experiências coletivas, a confiança é um atributo de suma importância. Devido à confiança, o marketing de influenciadores se destaca, alimentado por ótimas influências, classificações e críticas.

7- Redes sociais e TV: o casamento do futuro - uma nova geração de telespectadores que assistem interagindo nas redes sociais.  A partir de agora, o fenômeno "Social TV" marca a união da televisão com essas mídias, por meio das milhões de pessoas que compartilham as suas experiências com outros telespectadores nas redes sociais.

8- Fale! - a antecipação de desejos. Nas pesquisas feitas na internet, as perguntas realizadas com recursos de voz dobraram de 2014 para 2015. A ferramenta é mais uma evolução nos mecanismos de busca na web e a ideia é que as ferramentas de pesquisa de fato tragam respostas às perguntas dos usuários, e não apenas resultados de uma busca.

9 - Social commerce: quem será a galinha dos ovos de ouro? - uso de sites de redes sociais para planejar uma compra.  Um exemplo bem sucedido é o Pinterest que, segundo uma pesquisa da Kantar Millward Brown 96% de seus visitantes compartilhamento de fotos e 87% realmente fizeram uma compra depois de ver algo que apreciaram. O Pinterest é uma plataforma altamente geradora de vendas. 

10 - Office War! - Tormenta para Slack e outros players. O mercado de ferramentas digitais para comunicação dentro das empresas ainda é muito fragmentado. Este é um setor que enfrenta desafios como a falta de compatibilidade entre diferentes recursos e a resistência de algumas companhias em adotar ferramentas sociais por considerarem que elas desviariam a atenção dos funcionários. 

Fontes: AdNews e Meio & Mensagem 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails