sábado, 2 de maio de 2015

A síndrome de FoMO e o medo de perder algo


Segundo matéria no jornal Meio & Mensagem, 70% das pessoas de países desenvolvidos sofrem da síndrome de FoMO (fear of missing out – em português, o medo de ficar de fora), cujo termo foi criado pelo estrategista norte-americano Dan Hermann e refere-se ao complexo convívio entre os mundos on e off line. 

A situação é típica dos tempos atuais em que as pessoas estão a todo tempo conectadas em suas várias redes sociais, checam e-mails a cada 5 minutos, atualizam seus blogs e microbloggins e recebem milhares de atualizações dos feeds das centenas de sites e blogs dos quais são assinantes.  E esses seres humanos sentem-se na obrigação de ler e acompanhar em meio àquela sensação incômoda de estar perdendo alguma coisa, de ficar para trás ou estar menos informado, numa corrida insana para apreender um mar de informações sem fim. 

Esta síndrome se caracteriza pela sensação de desconfiança e até pânico de estar no lugar errado e na hora errada.  Caso esteja em uma festa, a pessoa entra no Twitter, ou Facebook e para saber se está acontecendo alguma festa ainda maior ou melhor naquele momento. A angústia só cresce conforme o tempo vai passando dentro de uma atividade, que a pessoa nunca acredita ser a melhor naquele momento! As redes sociais com atualizações em tempo real, como o Foursquare ou o Twitter pelo celular, fomentam  a “Fomo”, não deixando a pessoa se desligar das atualizações alheias.

O interessante sobre a “Fomo” é que a síndrome pode desencadear reações em todos os sentidos, como temer que alguém descubra uma música antes que você, um lugar com um cachorro quente mais gostoso que o que você está comendo, etc. Qualquer coisa postada pelos amigos pode angustiar o indivíduo com a síndrome.  Então fique esperto, pois aquela “olhadinha sem importância” a cada 5 minutos para as redes sociais pode significar muito mais do que o vício pelo mundo virtual!

E aí, você tem FoMO de quê?





Fontes: Eko Educação Corporativa e Agência.bit  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails