terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Os chatos do Facebook


Ninguém merece ter um "chato do Facebook" na  lista de amigos da rede social, mas eles são como uma "praga" da rede de Zuckberg: todo mundo sabe e identifica.  Mas, infelizmente, os "chatos" – que pode ser o namorado, a melhor amiga, a mãe, o irmão e por serem naturalmente sem noção de etiqueta social – muito raramente se reconhecem como inadequados, inoportunos e etc...

Entre os comportamentos mais irritantes estão:  lavar roupa suja em público;  ser reclamão; compartilhar  correntes;  ofender torcedores de outros times, postar intermináveis mensagens de autoajuda;  fazer piadas jocosas, machistas, chauvinistas, homofóbicas, blasfemas e desrespeitosas com a diversidade religiosa e minorias;  tentar "empurrar" um candidato político;  ser raivoso; defender causas de modo fanático ( o que é bem diferente de compartilhar uma opinião) e fazer um diário minucioso com todos os pensamentos, palavras e ações realizadas durante a última hora.  A insistência nessas atitudes só leva a dois caminhos, descrédito e bloqueio.

De acordo com o consultor em estratégias digitais e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Nino Carvalho, "quem está nas redes tem que ser um ator social: trazer informação, mostrar dados bacanas e dar opinião sobre temas em alta”.  Apesar de ser um espaço democrático, no qual cada um pode postar o que quiser e dar pitacos sobre os mais variados assuntos, o Facebook mantém tudo que for postado em seu perfil. Portanto, é preciso ter cuidado para não ofender ninguém, nem queimar o próprio filme na vida social e no mercado de trabalho, alerta o professor de Marketing Digital da FIA-USP e ESPM, Gil Giardelli.


Um estudo listou os perfis mais irritantes do Facebook:
 - O rei das correntes:  fuja das repetições de mensagens de humor, autoajuda, denúncias de maus tratos de animais e fotos de pessoas desaparecidas.
- O jogador viciado: disparar requisições de aplicativos para todo mundo indiscriminadamente pode irritar os amigos – especialmente convites de jogos. E como!!!
- O lavador de “roupa suja”:  fala mal do trabalho, do chefe, dos colegas, do vizinho, do cachorro... ou manda indiretas para o namorado, amigo(a), mãe, pai e desafetos...
- O sem assunto - “Agora é tomar um banho e cama” (quem nunca leu isso??? kkkkkkkkkkkkkk)
- O queima filme (dos amigos) - fazer marcações em fotos impróprias que não favorecem os amigos pode causar estragos sérios.
 - O torcedor fanático: tem um só tema: futebol.
-  O dois em um: são os perfis de casais que dão "a impressão de que os indivíduos não têm vida própria”, comenta Célia Leão.
- O gerador de curiosidade - posta mensagens misteriosas para Sherlock Holmes desvendar... e não dizem nada para a rede... 
- O “viajado”: posta fotos de todos os passos de uma passeio. 
- O glutão com filtro: postar imagens de comida o tempo todo pode cansar os amigos – e ainda deixá-los com uma baita fome. 

O Facebook é um mundo de possibilidades que usadas favoravelmente podem fazer uma grande diferença na vida pessoal e profissional, por isso esteja atento: uma vez postado, jamais será apagado da Net.  Seja legal. Não colecione bloqueio dos amigos. :D


Com informações do Blog GilGiardelli

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails