quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Morte anunciada do MSN e a certeza de que tudo é fugaz na Net

Além da saudade das frases misteriosas, esse ocaso revela que nada é permanente na Internet 

A plataforma de comunicação instantânea, MSN vai morrer!  E a data de extinção já foi anunciada oficialmente pela Microsoft, organização criadora e mantenedora do programinha que, em algum momento dos últimos dez anos, tornou-se indispensável à vida dos "seres conectados".   Quem nunca correu para chegar em casa e acesa o MSN?  Quem nunca foi "pego de calças curtas", diante de pais, professores ou chefes, pelo sonzinho característico de quando os "contatos" estavam chamando para um bate-papo?

No começo, um pouco restrito, timidamente foi substituindo o "velho ICQ", sabiamente manejado pelos nerds e tornou-se o primeiro programa de mensagens instatâneas acessível a todos.  O sucesso foi tao grande que inspirou outros concorrentes como Yahoo, Google e por último o Facebook  a desenvolver seus próprios  comunicadores e deram tão certo que, talvez, contribui para a morte do MSN.

Na fase de popularização, tornou-se a ferramenta obrigatória entre adolescentes, jovens e pessoas de várias idades até mesmo nos escritórios com empresários ávidos por fechar negócios em full time.  Algumas empresas soube usa-lo sabiamente, outras, bloquearam a ferramenta a fim de não dispersar a atenção de seus funcionários (é bom relembrar também que surgiam, aos borbotões, milhares de programinha para burlar a segurança), também houve chefes que a usaram para controlar  tempo de atuação do funcionário diante da tela...

Com saudosismo ou não, o fato é que quase ninguém que eu conheço conecta-se mais tão religiosamente ao MSN como foi um dia...  A "aposentadoria oficial" do MSN, no dia 15 de março, nos deixa com uma imensa saudade das misteriosas frase de status (que ficávamos tentando advinhar o quê o outro queria dizer) e a certeza de que há um tempo de sucesso e declínio dos muitos modismos proporcionados pela Internet que dão lugar a outras novidades, neste caso, o Skype.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails