terça-feira, 25 de setembro de 2012

Vamos declarar guerra aos fakes!!!

Grande parte das informações que há na Internet não é verdadeira.  Isso é fato. Para não ser enganado, o procedimento correto é verificar a procedência da informação e checar o máximo que puder.  É a antiga, velha e boa prática jornalística da "apuração", tão esquecida na atual cultura do "cortar-e-colar".  Pior que acreditar numa informação falsa é adicionar e interagir com um perfil falso, o que existe aos montes nas várias redes sociais.  

(Sim, existem uns poucos criativos que valem-se de identidades de personalidades amplamente divulgadas no imaginário coletivo ou até nomes de pessoas já mortas e criam, e alimentam e mantem perfis, altamente informativos, realizando uma atuação admirável, mas deixam explítico que não são aquela pessoa, mas um mantenedor do perfil.  Só que esses são um caso a parte!)

É preciso declarar guerra aos fakes.  E quem já começou foi o Facebook e com a participação dos  próprios usuários, pedindo a eles que delatem os amigos que não usam nomes verdadeiros no site.

Recentemente, alguns usuários têm recebido um questionário sobre os contatos. No quadro, divulgado pelo The Next Web, a rede garante que as respostas serão mantidas sob anonimato e que elas não afetarão a conta do amigo.

Ali o internauta é incitado a dizer se a outra pessoa está usando o nome real; nas opções de resposta constam "sim", "não", "não conheço esta pessoa" ou "não quero responder". Não há como ignorar o que a rede quer, pois sequer há um X para fechar a janela.

As outras redes també mdeveriam seguir por este caminho....

Informações: Olhar Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails