domingo, 30 de setembro de 2012

Calcular riscos antes de agir é a chave para o sucesso


Dr. Ben Carson
Viver é altamente arriscado. Talvez seja exatamente por isso que somos dotados de um cérebro tão maravilhoso.  Ter um teorema para analisar sabiamente as possibilidades que se colocam à nossa frente com os possíveis impactos positivos e negativos de nossas potenciais decisões, provavelmente é o sonho de muita gente bem sucedida ou não.  Tomar decisões ousadas de maneira sensata e arcando com as responsabilidades é o tema que norteia o livro Risco Calculado (Taken the Risc) do neurocirurgião norte-americano Ben Carson.

A partir de relatos de situações de sua vida profissional,  pessoal e familiar, o médico que se tornou conhecido por separar gêmeos xifópagos mostra como é possível usar uma Ferramenta de Análise de Risco melhor/pior para saber qual escolha poderá ser a mais proveitosa, em diversas situações da vida cotidiana.  Em suas próprias palavras, Carson ensina: "Sempre que estou diante de uma decisão difícil ou numa situação de risco todo o meu pensamento pode ser resumido em quatro simples perguntas:  1- Qual seria a melhor coisa que poderia  acontecer se fizesse isso? 2- Qual seria a pior coisa que poderia acontecer se fizesse isso?  3- Qual seria a melhor coisa que poderia acontecer se não fizesse isso? 4 - Qual seria a pior coisa que poderia acontecer se não fizesse isso?"

Ao exemplificar como usou tal ferramenta em distintos momentos de sua vida e nas situações mais adversas, o médico mostra como encarar os riscos na medida exata, sem deixar-e contaminar pela paranoia dos riscos imaginários, reinante na sociedade atual e como ser o dono do 'próprio destino': escolhendo com inteligência habilitando-se para enfrentar as possíveis consequências das decisões.  Entretanto, junto com a típica racionalidade criteriosa de um intelectual, donos de uma das mentes mais brilhantes deste século, o cirurgião destaca a importância de ter uma fé espiritual sedimentada, a qual será o cerne dos princípios em que se calcam a análise melhor/pior.

Filme com a história de Carson
Além dessas orientações para a vida prática, Ben Carson conta sobre sua passagens de sua vida e fatos que contribuíram determinantemente para torna-lo a personalidade que é atualmente e, também personagem central do filme Gifted Hands).

Superindico!  Sem dúvida, o melhor livro que li neste ano (que anda nem terminou rsrsr)



SERVIÇO:
O quê: Risco Calculado

Autoria: Ben Carson e Gregg Lewis

Editora: CPB

Ano: 2011

Páginas: 257

Valor: R$ 31,20





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails