terça-feira, 14 de agosto de 2012

Não basta estar nas redes, é preciso "ficar de olho" na concorrência online

Não basta apenas criar canais de mídias sociais e estar nas redes, produzindo conteúdo e investindo no relacionamento com os fans/seguidores/audiência, é preciso estar atento à movimentação da concorrência nesses mesmos canais online.

Monitorar, analisar e sentir o feeling do que os concorrentes estão fazendo e como se prevenir de possíveis ‘ameaças’. Analisar os concorrentes diretos e indiretos é essencial e indispensável. Em meio à concorrência é preciso estar a frente, e para tal feito, nada melhor do que verificar as ações dos mesmos nas redes sociais.

Com um cuidado minucioso, é preciso usar critérios quantitativos e qualitativos, a fim de obter um comparativo razoável para estabelecer parâmetros racionais e aceitáveis, levando em conta a interação nas três redes sociais mais acessadas no Brasil – Facebook, Twitter e Youtube.

- Quantitativamente deve-se levar em conta: para o Facebook:  quantidade diária e mensal de posts; quantidade de curtições; quantidade de compartilhamento; quantidade de comentários; quantidade de assinantes da página.  Para o Twitter: quantidade diária e mensal de tweets;  número de seguidores; números de quantos usuários eles seguem; (e porque seguem); quantidade de retweets; coméntariso nos tweets; tweets favoritados. Para o Youtube: número de inscritos; quantidade de visualizações;  quais são os vídeos mais vistos; quantidade de likes e dislikes e quantidade de comentários feitos mensalmente.

- Qualitativamente, os aspectos em destaque devem ser:  identificar as finalidades dos seus concorrentes ao usarem tais ferramentas, o tipo de conteúdo e se há engajamento com as mensagens.   Avaliar os comentários dos usuários no conteúdo do concorrente, podendo  aprofundar-se cada vez mais no grau de relevância que o concorrente tem nas redes sociais.  Observar as menções sobre o que falam dos produtos destas empresas, de que forma é visto na internet e como as pessoas indicam para outras.

Com informações do Blog de Papos na Rede
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails