segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Estratégias para o uso de midias sociais no mundo corporativo

O uso de redes sociais está, claramente, se instalando como um centro de gestão de negócios e marketing para as empresas. Os índices e dados do setor de Social Media fazem com que as empresas voltem, seu olhar com atenção para as redes e as tragam para o cerne de uma comunicação assertiva e estratégica. 


 No mundo corporativo, o objetivo das redes sociais não é apenas aumentar a base de fãs ou gerar interação. As redes sociais devem, em alguma medida, ser capazes de impulsionar as vendas. Mas a pergunta feita por muitos é: isso é possível? 


As redes sociais podem e devem contribuir para as vendas, desde que haja uma estratégia adequada e que essas mídias sejam vistas como um investimento a longo prazo e não como uma tática de ocasião.    


-Interação entre mídias sociais e processos de marketing e negócios: muitas empresas pensam sobre redes sociais como uma estratégia isolada. No entanto, para ser eficaz, a estratégia dessas plataformas deve ser plenamente integrada à estratégia de marketing. Mas não só com foco em vendas, mas em atendimento ao cliente.


- Estar onde os clientes estão: é preciso conhecer seus clientes. E, como em qualquer diálogo, o primeiro passo para se iniciar uma conversa em redes sociais é ouvir o que está sendo discutido e adaptar a mensagem. Construa o discurso com paciência, baseado na interação. 


- Definir a estratégia de conteúdo: não se deve postar exatamente o mesmo conteúdo no Facebook, Twitter, LinkedIn e blog. O conteúdo deve ser adaptado às características de cada canal: Facebook é uma rede na qual você constroe vínculos emocionais com a sua marca; o Twitter é ótimo para atualizações; o LinkedIn é o fórum de tendências da indústria de publicação e iniciar conversas profissionais, e o Blog é o lugar no qual você pode se posicionar como um líder da indústria por meio de conteúdo original e gerar thougth leadership – moeda valiosíssima atualmente.


- Não diga. Mostre! O vídeo é uma excelente ferramenta para envolver seus fãs e passar sua mensagem de forma eficiente e divertida. Isto é particularmente verdade na indústria de tecnologia, no qual mais de 75% dos profissionais na América Latina veem vídeos relacionados ao seu trabalho como uma maneira de se manter atualizado em sua profissão. Vídeos para redes sociais deve ser curto (não mais de 2 minutos) e relevantes – leve em consideração a localidade, não vale postar videos dos EUA no Brasil. E não é preciso uma grande produção, afinal a ideia não é parecer uma propaganda. 

- Envolvimento: se os parceiros são fundamentais para o seu negócio, eles também devem desempenhar um papel importante na sua estratégia de redes sociais. Envolva-os, mantenha-os informados de suas atividades, desenvolva iniciativas especiais para eles e faça de suas redes um canal para disseminar suas mensagens. 




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