terça-feira, 17 de abril de 2012

CISPA: a nova ameaça fantasma


Mais um fantasma tira a paz dos internautas.  Dessa vez, a ameça pode ser muito mais perigosa.  Trata-se da  Cyber Intelligence Sharing and Protection Act - CISPA.  Depois da luta travada contra os polêmicos projetos SOPA e PIPA, idealizados com o pretexto de combater à pirataria, agora o congresso norte-americano articula uma nova investida e conta com a simpatia de grandes empresas de tecnologia, dentre elas, a imensa rede social Facebook, na figura de seu criador Mark Zuckerberg. 

A CISPA é muito mais sutil e visa diminuir a liberdade dos internautas na Internet.  Alegando ameça virtual, o governo, através de um órgão oficial regulatório, poderá ter acesso a todas as informações postadas pelos usuários com a colaboração dos provedores que ficariam isentos de qualquer culpa.  Os culpados seriam apenas os indivíduos, assim seria bem mais fácil, desarticular movimentos, tirando do ar sites e blogs opositores.  

Se tal projeto de controle, regulação, for aprovado será o fim da liberdade na "terra da democracia" como é foi conhecida a Net.  O ambiente outrora, livre, pode transformar-se num verdadeiro Big Brother Global, deixando a todos de mãos atadas, autocensurando-se por medo das possíveis retaliações como ser privado de toda a sua vida online. 

E então, quem tem medo dessa "ameaça fantasma"?



Com informações de  Tecmundo e Wikipedia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails