terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O 'ciclo de sofrimento' causado pelas redes sociais nas empresas



Ninguém se engane porque nem tudo são flores no processo de adaptação das empresas à dinâmica que as redes sociais impõem ao funcionamento das organizações. Em meio às profundas profundas transformações sociais, comportamentais e mercadológicas impulsionadas pela tecnologia, surge um novo paradigma novo surge e passa-se pelo “Ciclo do Luto”, como apresenta a pesquisadora Marta Gabriel em seu artigo Redes Sociais em 5 estágios. E, até que tudo flua naturalemtne, pode ter certeza: o sofrimento é grande!

De acordo com o modelo do 'ciclo do luto', criado pela Dra Elisabeth Kübler-Ross nos anos 60, é possível identificar dolorsas fases sofridas pelo marketing e pelas quais as empresas passam durante o processo de aquisição das novas regras em que o foco muda de empresa-consumidor/pessoa para pessoa-pessoa:

1- Negação - quando as empresa não acreditam no novo paradigma, negando-o ou desprezando-o.

2- Raiva - nesse estágio começam a perceber que algo está mudando e que está impactando o mercado, mas se sentem revoltadas com a mudança.

3- Negociação - apesar de já saberem que as coisas mudaram, continuam resistentes tentando encontrar um caminho ainda usando ou baseando-se no paradigma anterior, que já não funciona bem.
4- Depressão – acontece a conscientização de que não vão mais conseguir agir como antes, que o novo paradigma precisa ser considerado no ambiente de negócios, mas ficam desesperadas porque não sabem como atuar no novo cenário.

5- Aceitação – finalmente compreendem e aceitam as mudanças do novo paradigma e acreditam que poderão atuar no novo cenário e tudo acabará bem. Mas nesata fase, mostram interessadas em aprender, ouvir e desenvolver estrégias de sobrevivênciae sucesso nas redes sociais.
O certo é que todos oassarão por essas fase, mais cedo ou mais tarde – e é bom que seja mais cedo pois quanto mais cedo enfrentar esse ciclo, mais preparada para o novo jogo estará.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails