domingo, 26 de fevereiro de 2012

Hierarquia correta da informação favorece posição em buscas

Mais de 50% da navegação na web é proveniente de conteúdos encontrados como resultado de buscas.  Com a Google - líder dos buscadores - não é diferente.  A indexação é feita com base na hierarquia das informações dispostas nos sites. 
Na indexação,  recebem posição de destaque, os sites e páginas que deixam facilmente visíveis suas informações prioritárias, em quaisquer formatos (textos, menus, banners, imagens), aos internautas, na home.  Para aparecer no topo das pesquisas dos buscadores,  é necessário que as informações básicas de identificação e que norteiam o conteúdo do site, estejam disponíveis na primeira página, sem a necessidade de usar a barra de rolagem. Pois, os robôs que fazem tal trabalho de identificação estão programados para identificar onde está o que realmente importa, sem o engodo de anúncios ou 'firulas' que tomam o tempo dos usuários. 
Com base em tais critérios de relevância, a Google está punindo quem não destaca conteúdos no blog. A "gigante das buscas" tem novas diretrizes para determinar a relevância de uma página baseado na quantidade de conteúdo visível para o visitante. Não importa se são menus, cabeçalho do Blog ou títulos, anúncios ou imagens ilustrativas, o conteúdo precisa ter um destaque e estar visível assim que o visitante acessa a página, sem precisar rolar. Ao menos a maior parte! Com este modelo a Google está tirando do ranking páginas com excesso de banners e muita gente já se viu perdendo posições.
A posição em que os anúncios e certos elementos de página estão no layout do seu blog pode determinar o potencial dos resultados esperados. Por exemplo: um anúncio rende mais quando está próximo do topo e dos títulos, junto ao corpo de conteúdo (texto de um artigo, perto de vídeos…). Isso vale para botões de redes sociais e espaços de interações.
Mas a recomendação da Google agora é que seja sempre evidenciado primeiro o conteúdo e que este ocupe o maior espaço possível junto à estrutura de layout. O mais importante é que o conteúdo apareça acima das dobras. Dobras são cada rolagem que é preciso fazer no navegador de internet para ver uma página de internet. A imagem abaixo ilustra bem isso:

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails