quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Métricas: a difícil arte das mídias sociais

Abrir canais nas mídias sociais é fácil.  O difícil é emplacar campanhas e saber mensurar seus resultados.  É preciso observar alguns pontos para que o sucesso seja algo certo:
1-  Estratégia:
Ter um plano de ação bem estruturado é um bom começo e mostra que se tem o entendimento básico dessas ferramentas e seus componentes. Os planos não são estáticos e requerem constante avaliação.
2- Alguém te ouve?
Ser ouvido significa receber respostas. Quaisquer respostas. Alguns comentários ou seguidores devem estar aparecendo...
3- Quais são as respostas?
Esta é a hora em que o teor das respostas importa; se as pessoas só lêem e não comentam, sua mídia não será muito social e não é capaz de obter o engajamento das pessoas como você previu no primeiro passo.
4-  As respostas são úteis?
A discussão é uma das bases das mídias sociais e o ajuda a saber em qual direção você deve seguir. Serve como um termômetro para o trabalho. Encorage as perguntas e a discussão.

5- Os seguidores aumentam?
Você deve ganhar mais interesse em seu nicho através de direcionamento eficiente. Se isso não está acontecendo, a mira está descalibrada e precisa de ajuste.  Também é preciso seguidores do mesmo nicho e não pessoas aleatórias.
6-  Os seguidores compartilham?
O conteúdo pode ser apresentado de forma diferente, em outro contexto. Há milhares de pessoas interessantes em grupos interessantes paralelos ao seu. É possível atingí-los com algumas simples mudanças de palavras-chave que podem resultar em um grande aumento de audiência.
7- Referem-se a você? 
Em qualquer rede social, há pessoas com quem conversar sobre qualquer assunto. São conhecidos como os experts em determinado círculo de amizades. Você deve se tornar uma referência no assunto que você escolher e saber quantas pessoas o identificam como tal. As pessoas devem te reconhecer como uma fonte, uma referência;
8- Qual o tipo dos comentários?
Comentários negativos podem ser o que você precisa para melhorar e chegar no ponto certo. Você só precisa saber ouvir as críticas e aprender com os próprios erros. No meio de tantos trolls, sempre haverá pessoas com críticas construtivas para te ajudar.
9- A taxa de cliques cresce?
Quando clicam estão demonstrando interesse e podem fornecer informação importante sobre o que você deve ou não veicular.
10- Como é a sua rede?
A rede dos que estão conectados a você deve: ter uma boa rede de seguidores; pessoas bastante participativas; ser de um grupo relacionado ao seu; ser comunicativos.


Com informações de Curso de Ecommerce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails