quinta-feira, 12 de maio de 2011

Os jornalistas e as ferramentas do Google

O jornalista que quer sobreviver no mercado precisa conhecer - e bem - as diversas ferramentas da Internet que podem ajudar em seu trabalho, principalmentes as desenvolvidas pelo Google, para buscas e pesquisa.  São válidas para refinar a apuração, agilizar a checagem de informações e oferecer mais dados para análise e comparativos.

Esta semana, o Google Brasil, apresentou, em evento presencial, em São Paulo importantes ferramentas para auxiliar a produção do jornalista antenado:
- Advanced Search”, conhecido como a busca avançada
- “Insights serve para mensurar e analisar a época em que um ou mais termos tiveram maior força na web. Filtro de períodos em que ser quer ter noção da utilização e impacto de uma palavra na internet. Marca a relevância do termo.
Exemplo de uma pesquisa do Insights for Search.

- Public Data - encurtador de pesquisa, para se ter acesso a dados oficiais de um Estado. Nos resultados só aparecem pesquisas que são auditadas e “passíveis de comparação”.  Ex: dados em que se pode comparar o Produto Interno Bruto do Brasil com o da China.
Public Data. No gráfico, uma comparação entre os PIBs de China e Brasil

Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails