segunda-feira, 11 de abril de 2011

Os insistentes erros do Twitter

Cinco anos após sua fundação e ainda com "erros crassos" que deveriam ser corrigidos logo, o Twitter continua crescendo explosivamente.


A Fail Whale, baleia que simboliza falhas no Twitter

Diariamente, 500.000 novas contas são criadas no Twitter e 140 milhões de tuítes são publicados. Apesar da sedução, o microblog está longe da perfeição. Apesar dos esforços, a ferramenta continua tirando a paciência de muita gente que trabalha neste 'ambiente'. Abaixo uma listinha de alguns erros básicos que já deveriam ter sido corrigidos: 

1. Instabilidade

Apesar de cinco anos, os servidores continuam instáveis. Quando não está lento, cai. E entra em cena aquela indiferenmte e mal encarada baleia (figura). E os probelmas se alastram também para o Twitter Fox, Hootsuite, Tweetdeck e Twitterfeed...

2. Retuíte

No final de 2009, o Twitter lançou uma ferramenta específica para o retuíte. Mas, ainda hoje, tem um grave defeito: não permite acrescentar comentários. Quando a intenção é postar uma nota junto com a mensagem original, a única opção continua sendo copiar e colar o tweet que será reproduzido... (é um saco!)

3. Linguagem

Apesar dos brasileiros serem muito ativos no sserviço, o Twitter não tem versão em português. E olha que existem brasileiros trabalhando no Twitter que poderiam ajudar no processo de tradução.

4. Histórico
No microbolog, a memória é curta! O arquivamenteo é quase inexistente! É cada vez mais difícil encontrar tweets antigos. Ao tentar procurar citações no serviço de microblog, o usuário nota que a rede social só exibe posts dos últimos dias, raríssimo é conseguir chegar a um mês!!! Não é porque é um serviço de mensagem instântaneas que tpode apagar sem critérios!

5. Trending Topics

A lista dos trending topics frequentemente apresenta termos que a maioria das pessoas não sabe o que são e nem por que estão sendo comentados. Neste momento, por exemplo, são 'tendências'... Mas quem define as tendências?  Será que são tendenciosas?  A explicação por que um tópico é muito falado pode ser feita pela ferramenta externa no site WhatTheTrend.  No Twitter, nada!

6. Aplicativo para Android

Há um mês, o Twitter reformou seu aplicativo para o sistema Android, do Google. Apesar das melhorias, o novo app pode deixar as pessoas confusas. A melhor opção para os usuários é utilizar a versão móvel do site, que pode ser usada em qualquer celular com acesso à internet, por meio do endereço: m.twitter.com.

7. Comunicação

Hoje, a melhor forma de obter informações sobre o que acontece no microblog é seguir as contas oficiais do próprio Twitter. Um exemplo foi o anúncio da nova págian inicial e a reversão para a antiga,  após apresentar diversos problemas, mas sem explicações claras aos visitantes. Além do blog e das contas oficiais, não existe uma área de avisos detalhando os problemas enfrentados pelo sistema.

E sobram tantas falhas técnica que em 11 dias, Twitter já teve em abril o mesmo número que em janeiro todo. Vejamasi dados neste relatório.


Fonte: Portal Exame 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails