sexta-feira, 11 de março de 2011

Como cuidar de perfis organizacionais nas mídias sociais

Conteúdo é fundamental.  Mas não é abarrotar a time line dos seguidores com todo tipo de informação que tornará o perfil organizacional uma referência e capaz de conquistar mais adesões. Além de dialogar e interagir, apresentar as realizações, produtos e serviços oferecidos pela organização, é preciso também publicar conteúdo informativo atraente para o público.  Aliás, é imprenscindível conhecer este público.  As demandas e necessidade deste segmento a quem se propõe "conversar".

Um artigo publicado pelo Webinsider mostra a difícil tarefa de quem fica responsável por 'cuidar' de tais mídias na empresa, destacando a forma errada de se fazer: falar apenas sobre as promoções relacionadas aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, ou a atuação de um SAC online.

As mídias sociais, assim como os meios de comunicação tradicionais, devem transmitir informações relevantes para os seus leitores. Deve ser a voz da empresa sobre o que ela faz e vende e para se relacionar com os consumidores, levando à fidelização da marca e podem virar referência de conteúdo.

Algumas dicas:
 - Ao criar perfis nas redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut, YouTube, etc), conheça o seu público.
- Informe-se sobre o que concorrência está fazendo nesse ambientes.
- Gere conteúdo próprio: blog corporativo,  lançamentos e esclarecimentos; promoções e concursos culturais com os seus leitores e etc...
- Divulgue informações exclusivas sobre a empresa nas redes e indique conteúdos interessantes de outras fontes de informação.
- Troque e partilhe informações interessantes -  links, fotos e assuntos que achar relevante nos murais e fóruns.
- Interaja. Responda publicamente dúvidas e reclamações.
- Atualize-se sobre as novas tecnologias e a linguagem voltada para a Web.
- Seja cortês.  Saúde aos seguidores, solidarize-se em casos de más situações de conhecimento público.

Com certeza, conteúdo e amabilidade gerarão fidelização da marca.
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