sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Empresas criam seus tutoriais para mídias sociais

Com a ascenção irrevogável de sites como Facebook, YouTube, Orkut, Twitter, Flickr, LinkedIn e outros, várias empresas preocupam-se com os muitos perfis criados por seus colaboradores.  Como as páginas abertas são pessoais e a comunicação nas redes não é privada, algumas organizações estão buscando a transparência e orientação como alternativa.  Já que não podem 'probir' o funcionário e 'controlar' todas as postagens, a tendência é a adoção de tutoriais e/ou manuais para orientar a atuação dos empregados nesses ambientes e evitar a propagação de comentários negativos.

De acordo com o professor e publicitário, André Telles em seu artigo A importância da orientação dos colaboradores de como proceder nas mídias sociais, os manuais devem ter regras claras como os colaboradores devem se comportar num ambiente em que a privacidade é quase nula. Além disso, ele também defende a existência de treinamentos para empresas de todos os portes.  Este ponto aqui requer  visão, pois além de diminuir riscos potenciais, funcionários quando bem orientados podem maximizar a visibilidade da empresa positivamente.

Longe de serem um conjunto inibidor, as orientações precisam ser didáticas e destacar:
- Lançamentos de produtos e serviços não podem vazar antes de uma autorização  da empresa.
- Reuniões internas não podem ser comentadas em ambientes sociais e muito menos na Internet.
- Dar atenção à língua portuguesa (erros de ortografia e gramática podem prejudicar a imagem pessoal, da empresa e seus produtos e serviços)
- Verificar o conteúdo do link e se está postado corretamente
- Não criar redes ou comunidades com o nome da empresa. Tal atribuição é do profissionais responsável pelo gerenciamento do conteúdo nas mídias sociais).
- Lembrar que comentários positivos ou negativos encontrados sobre a empresa nas mídias sociais devem ser encaminhados ao setor responsável que dará uma resposta em caráter oficial.


Com informações adicionais de MídiaBoom

Um comentário:

  1. Ainda mais essa... acho q a vigilância aumentou!!!

    ResponderExcluir

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails