quinta-feira, 14 de outubro de 2010

As novas tecnologias no resgate dos mineiros

Equipe técnica averigua a cápsula de salvamento
Sem dúvida, o atual estágio de avanço das novas tecnologias foi fundamental para o desfecho feliz no resgate dos 33 mineiros que ficaram presos a quase 700m, no subsolo da mina San José, no deserto do Atcama, no Chile.  As novas tecnologias de comunicação que permitiram o intercâmbio de informações entre os mineiros e o mundo exterior possibilitando que continuassem vivos fisica e emocionalmente, pois foram alimentados e 'medicados', de acordo com suas necessidades, além de receber o conforto de familiares e amigos que os aguardavam.

Ter conhecimento de todo o esforço, empenho e mobilização de uma nação – e quase o mundo – em torno do resgate, elevou a auto-estima e o senso de importância de cada um daqueles homens, renovando as forças e ampliando a resistência para permanecer na luta pela vida, em meio a condições tão adversas, “embaixo’ da terra.  A troca de mensagens e imagens alimentava o senso de pertencimento e, simultaneamente, a esperança dos mineiros e do acampamento, em vigília permanente.  

O investimento do governo e as doações de empresas e pessoas físicas em torno de Us$ 20 milhões, permitiram a aquisição de equipamentos modernos e precisos, na área da Engenharia. Em anos anteriores, se aconteceram casos semelhantes na história das minerações, a tecnologia pouco desenvolvida não proprcionou finais felizes a um sem número de mineiros...

Mas neste episódio, foi usado o que há de mais avançado em equipamentos  da área com exatidão nas aplicações, pois qualquer erro poderia provocar um novo deslizamento de terra e “enterrar’ para sempre aqueles homens. A dedicação e o acompanhamento ininterrupto das operações nas várias horas diárias, permitiram o adiantamento do prazo, anteriormente firmado para o Natal, em dezembro.  Sem dúvida, um bom trabalho!

E agora, todos que vieram à superfície são disputados como celebridades. As famílias assediadas com múltiplas ofertas da mídia. E até já existe o projeto do livro '33 Men, Buried Alive: The Inside Story of the Trapped Chilean Miners', do jornalista do Guardian Jonathan Franklin. Também já há rumores de que um filme sobre a história está a caminho, e ele seria protagonizado pelo ator Javier Bardem...  E novamente estarão no centro das comunicações. 

****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails