segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Big Brother World já começou!

"O Grande irmão":  Sociedade da Vigilância

Até que ponto a Internet é livre? Confirmando a onda dos boatos de que o governo dos Estados Unidos tem programas de monitoramento da atividades na web, a Electronic Frontier Foundation (EFF) obteve documentos que comprovam a veracidade das suspeitas.  As provas mostram a existência, muito mais do que um programa, um setor estratégico que monitora redes sociais como Facebook, MySpace e Twitter, além de sites de notícias como o iReport da CNN e o blog DailyKos, de comentários políticos. 

A EFF, uma ONG que defende as tecnologias livres e privacidade, obteve judicialmente um documento do DHS - Departamento de Segurança Nacional (Department of Homeland Security), criado em novembro de 2002 com o objetivo de combater os ataques terroristas e desastres naturais.  Mas o DHS também instituiu o Centro de Monitoramento de Redes Sociais - o SNMC, na sigla em inglês.

Os funcionários do SNMC recebem a sugestão de se tornarem “amigos” de internautas nas redes sociais e estabelecer meios de coletar informações em massa sobre o que é dito e o que está ocorrendo durante o evento.  Nomes de usuário e apelidos podem ser armazenados no banco de dados, e,“mesmo sem informações pessoais, comentários e informações sobre pessoas online podem ser ‘reindentificados’ com o uso de técnicas computacionais sofisticadas, criando problemas de privacidade”.

Qualquer semelhança com o Grande Irmão não é mera coincidência... Por isso, é preciso analisar com muito cuidado os perfis que aceita como "amigo" e, acima de tudo, ter muita cautela com as informações que são publicadas em escala planetária.  Porque o Big Brothet World já começou... e agora é oficial!!!


Com Informações do G1 Tech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails