domingo, 12 de setembro de 2010

Mapas da Internet

Estabelecer coordenadas na Internet já é possível, graças a uma técnica desenvolvida por cientistas internacionais que traçaram mapas hiperbólicos capazes de refletir a atual arquitetura da rede com as diferentes conexões que a formam.  Mapas hiperbólicos mostram a internet como você nunca viu antes 

A figura mostra o Atlas hiperbólico da internet - semelhante a uma rede sintética einsteiniana. Cada elemento é desenhado com dimensões menores conforme se afastam do centro. Cada ponto  representa um sistema autônomo. Atualmente existem aproximadamente 24.000 sistemas dessa categoria, interligados por cerca de 60.000 conexões, em uma estrutura muito complexa, mas capaz de se auto-organizar.

 Cada país está localizado em uma posição média com relação ao número de sistemas autônomos que possui. Como se pode ver, os países com maior número de sistemas mais autônomos são os Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.
        
Mapas hiperbólicos mostram a internet como você nunca viu antes                    Mapas hiperbólicos mostram a internet como você nunca viu antes

Mapa hiperbólico dos sistemas-chave da internet. Como a Internet é uma rede dinâmica, sempre que ocorre uma mudança, o sistema deve recalcular todas as rotas afetadas por esta mudança, um processo de cálculo que leva cada vez mais tempo.


Fonte: Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails