sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Não caia de paraquedas nas redes sociais

Sem rumo e direção definidos.  É desse modo que muitas personalidades e empresas vêm entrando no campo vasto das mídias sociais.  Por serem gratuitas e fáceis de aderir muitos imaginam que terão retorno financeiros palpáveis e visibilidade imediatos ao figirar nesses ambientes.  Ledo engano e o tiro, muitas vezes, pode sair pela culatra.  Além de não alcançar o tão sonhado topo, ao disparar "milhares' de twitts diariamente ou adicionar centenas de potenciais consumidores,  muitos desavisados podem ficar com a imagem desgastada, tornarem-se mal vistos e externarem fraquezas antes desconhecidas.

Por isso, é preciso estar preparado antes de “entrar” nas redes sociais. É preciso saber exatamente o que se quer nesses sites e traçar objetivos e metas. De acordo com o post  Antes de entrar nas mídias sociais, Planeje!, publicado por Vinicius Mont Serrat, no blog Coworkers, a grande maioria das empresas  – e  eu diria que, pessoas, também! – caem de paraquedas nas redes sociais, com pouco conhecimento e planejamento, acabam gerando problemas e seus planos vão por água abaixo.

Antes de mais nada, é preciso:
- Conhecer o público-alvo (ele está na rede/Net?)
- Definir um posicionamento 
- Escolher as ferramentas a serem usadas (Será Youtube, Facebook, Orkut, Twitter... ?)
- Planejar o conteúdo a ser publicado nestes meios para começar a se relacionar com o seu público.

Não esquecer que as redes sociais são feitas de pessoas, por isso esteja atento para responder, com clareza interagir e conhecer as pessoas com quem está se relacionando.  Monitorar e mensurar resultados  evará à evolução natural nas estratégias de marketing nesas mídias.  Só então, será possível bater as tão sonhadas metas...

****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails