quarta-feira, 14 de abril de 2010

Suicídio na mídia

A morte do ex-estudante de jornalismo da USP Fábio Le Senechal Nanni, de 26 anos, ganhou repercussão em toda a imprensa nesta segunda-feira (12/04). O jovem morreu ao se jogar do sexto andar do prédio onde morava. De acordo com o código de ética dos jornalistas, esse tipo de notícia deve ser evitada, para não estimular a prática de por fim à própria vida. Com certeza! Eu considero um desserviço. Digo isso porque sei a dor que causa quando há tamanha divulgação, principlamente em quem sente a perda de um amigo ou parente que se foi de forma tão abrupta. Já passei por isso de perto com uma prima de 24 anos; um colega de faculdade de 23 anos; um moço da vizinhança de 21 e quase com uma jovem da igreja que frequento.

Em meus tempos de "foca", no Jornal Tribuna da Bahia, entre as muitas matérias que fiz, uma me marcou: "Suicídio - uma tragédia difícil de entender". Durante a apuração (que fiz de forma discreta), descobri pessoas bem próximas a mim, até colegas de redação que já haviam tentado ou pensado seriamente no suicídio e não o consumaram porque faltou um poquinho de coragem, apenas... fico pensado no efeito colateral de matérias espetacularizadas como a citada acima, e em rede nacional!!!

O coração humano é enganoso, só conseguimos ver as aparências, os gestos, as palavras, mas nunca sabemos o que realmente o outro sente e planeja, por isso, confesso, que realmente tremo diante desse tema, e pior, se em algum grau, vou incentivando alguém que já desistiu de viver.

...Bem perto de nós, tem alguém que já desistiu de viver e espera só um empurrão para partir!

:(

Com informações do Comunique-se


Um comentário:

  1. lamentar a morte de um assassino?Se matou porque não suportou o remorso ou a cobrança em cima da tragédia que impôs a uma família
    Se ele tivesse de matado antes de matar o outro colega e estudante de jornalismo, este estaria vivo e feliz entre os seus.

    Já foi tarde!


    LiaSeal¬¬

    ResponderExcluir

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails