domingo, 22 de novembro de 2009

A arte de cuidar de você

Duas mulheres receberam e-mails de seus namorados terminando o relacionamento. Uma teve um surto e precisou de cuidados médicos, a outra transformou a mensagem insólita em obra de arte e está rodando o mundo. A primeira, uma garota do meu convívio; a segunda, Sophie Calle, a artista plástica francesa, autora da Exposição Cuide de Você que esteve no MAM de Salvador (BA), nos últimos três meses.
Mais do que inteligência e criatividade, o trabalho da ressignificação do "fora", construiu uma obra de arte genuína, imbuída de sólidos atrativos estéticos, capazes de divertir e fazer pensar. A dor diante da deselegância de uma mensagem virtual de ruptura de um relacionamento mantido com um homem – que se mostrou claramente egoísta, infiel e pulsilâmine – funcionou como elemento inspirador para concepção da exposição que já atraiu milhares de pessoas e, de forma aberta, instiga à reflexão quanto aos elementos que se põe nos acordos (ainda que implicitamente), das relações homem-mulher.
Outro destaque é a capacidade de se refazer ante ao sofrimento, seguir em frente e usar a experiência para o crescimento pessoal e de outros... Durante minha contemplação às imagens das análises, intepretações e impressões das várias mulheres que leram o texto destinado a Sophie, ouvi uma distinta senhora, no ambiente do museu, sentenciar: "-- Ah, merecia um tiro".
Não foi o que Sophie decidiu. Como uma artista, que segundo Fernando Pessôa, domina a arte de lidar com a dor, ela imortalizou o 'cara' com o elemento que ele próprio escolheu para não se expor... Está fazendo-o viajar o mundo, ser visto, comentado e julgado por todos, em sua atitude covarde e sem nobreza. Bom pra ela, se quis se vingar, conseguiu: em alto estilo e com muito lucro, além de, através de sua arte, dar toques sobre educação sentimental a quem fruiu a exposição. Assista aqui:

video

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails