sexta-feira, 26 de setembro de 2008

MSN é ferramenta para jornalistas de redações

Atec usou ferramenta msn para exclusivas em Pequim
Por Aurélio Lima

A velocidade com que a tecnologia muda, altera totalmente os procedimentos e rotinas do jornalismo. A Tarde Esporte Clube vivenciou isso durante os cerca de 20 dias dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Usando ferramentas como o menssenger, foi possível falar ao vivo, em tempo real com os atletas, embora eles estivessem do outro lado do mundo.
E diga-se de passagem, sem recorrer ao telefone e o intermédio de uma telefonista. E mais importante para as empresas: sem gastar um tostão. Com um diferencial, na linha da gratuidade: as entrevistas tanto podiam ser na empresa como em casa. Afinal, hoje, todo mundo tem banda larga.
E uma boa coincidência ajudou. Quando a gente começava o expediente, pela manhã, no Brasil, lá na China a galera já tinha competido e estava se preparando para o jantar. Aí, entrava na net para saber o que estava rolando no Brasil e no mundo. Boxeadores, ginastas, jogadoras de futebol, nadadores e outros atletas falaram com A Tarde Esporte Clube em tempo real. Até a Olimpíada passada, a gente ficava refém das agências de notícias, por exemplo. Uma entrevista exclusiva com determinado atleta, nem pensar. Só quando, às vezes, coincidia.
Com tudo mudando nessa velocidade, já estou curioso para saber que ferramenta será inventada ou melhorada para a imprensa que vai cobrir de longe aquilo que vai rolar em Londres-2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails