segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pessoas inteligentes são mais propensas ao ateísmo... Será?

Que relação há entre QI's altos e baixa religiosidade?

Quem sabe esta foi a premissa que inspirou dois pesquisadores – Richard Lynn, professor de psicologia da Universidade do Ulster, na Irlanda do Norte e Helmuth Nyborg, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e John Harvey – a realizar um estudo defendendo que pessoas com QI (Quociente de Inteligência) mais alto são menos propensas a ter crenças religiosas.

Uma das hipóteses que o estudo levanta para tentar explicar a correlação entre QI e religiosidade é a teoria de que pessoas mais inteligentes são mais propensas a questionar dogmas religiosos "irracionais" e serem atéias. Então, pessoas inteligentes não acreditam em Deus.

No mínimo, arcaico e preconceituoso, poissegue a mesma linha de estudos que tentam comprovar que os homens são mais inteligentes que mulheres. Quando uma professora me disse "a ciência é ocidental, católica, machista e racista... ", eu não entendi muito bem. Agora, eu tenho certeza que tiraria um 10!!!!!

2 comentários:

  1. A partir do momento que o estudioso, principalmente o cientista da chamada "Ciência Dura"(Física, Química, Matemáticas)Passa a encontrar explicações para acontecimentos antes tidos como de origem divina, é normal que tenham tendência ao ateismo. Mas isso está sendo quebrado, principalmente depois do advento da Física Quântica, que leva em consideração eventos paranormais, só pra citar um.

    ResponderExcluir
  2. A partir do momento que o estudioso, principalmente o cientista da chamada "Ciência Dura"(Física, Química, Matemática)Passa a encontrar explicações para acontecimentos antes tidos como de origem divina, é normal que tenham tendência ao ateismo. Mas isso está sendo quebrado, principalmente depois do advento da Física Quântica, que leva em consideração eventos paranormais, só pra citar um.

    ResponderExcluir

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails