sexta-feira, 20 de junho de 2008

Crianças viciadas em celular



Na Espanha, duas crianças estão internadas em tratamento há três meses contra o vício em celulares, algo que está sendo visto como o primeiro caso do gênero no país. Segundo o psiquiatra que acompanha o tratamento, as crianças perdiam a maior parte do dia usando seus aparelhos.

O site The Guardian informou que as crianças, de 12 e 13 anos, foram admitidas em uma clínica psiquiátrica por não conseguirem seguir a vida sem seus telefones.

Ambas passavam cerca de seis horas por dia interagindo com o aparelho, conversando, mandando mensagens e jogando, algo que impactou negativamente também em suas rotinas escolares.

Maite Utgés, psiquiatra e diretora do centro em que as crianças foram internadas, disse que esta é a primeira vez que um tratamento específico é utilizado na cura de dependência de celulares e recomendou aos pais que não dêem celulares aos seus filhos até que completem 16 anos.

As duas crianças mantinham seus telefones há mais de 18 meses e não eram controladas. "Uma pagou pelo telefone pegando dinheiro com a avó e outros membros da família, sem explicar o que fariam com ele", explicou a psiquiatra, acrescentando que o tratamento pode levar ao menos mais um ano.

O especialista Dr. José Martínez-Raga, de um centro próximo à Valência, disse que esta pode ser apenas a "ponta do iceberg". No Japão, pais estão sendo aconselhados a limitar o uso dos celulares, tendo em vista possíveis efeitos colaterais do uso contínuo do aparelho por crianças. Na Grã-Bretanha, foram divulgados dois casos de jovens obcecados por celulares que entraram em depressão por receberem menos chamadas ou mensagens em texto.

Um estudo realizado em 2007 em Madrid descobriu que 30% das crianças entre 11 e 17 anos se sentiam extremamente oprimidas quando tinham seus telefones confiscados. Em outra pesquisa, também na Espanha, foi revelado que 65% das crianças entre 10 e 15 anos possuíam celulares, comparado a 45,7% em 2004.

fonte: Geek

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails