domingo, 16 de dezembro de 2007

Jornalismo de mesa

A tecnologia está modificando o jornalismo. Sem dúvida, o advento da Internet alterou significativamente as rotinas produtivas dos profissionais da imprensa, nos mais diversos meios de comunicação. Por incrível que pareça, atualmente, o meio multimidiático é que pauta os demais meios, pois é o mais rápido de todos - antecipa, disponibiliza a informação em "tempo real"; é onde mais versões de um mesmo fato encontra voz e espaço, além de possibilitar a multicontextuação e interligar com demais fatos; a Net facilita a pesquisa, ampliando o acesso a fontes institucionais e pessoais, apresentou o pesquisador da área, professor doutor Pere Masip.
O assunto foi tema dos debates do Minicurso de Jornalismo na Internet, apresentado na Facom por professores de universidades espanholas e apontou para o predomínio do "jornalismo de mesa" ou "jornalismo de gabiente" em que o profissional dificilmente sai para cobrir acontecimentos, mas permanece numa estação fixa e realiza pesquisas ativas e buscas avançadas pelo ciberespaço, comparando informações e checando com fontes críveis (especialistas), usando, principalmente, o e-mail como ferramenta para entrevista. Além disso, a Internet facilita a interação entre os meios e a audiência, que é algo muito positivo para uma sociedade aberta e demicrática.
Mas o que se vê são veiculos on line extremamente enxutos, no número de profissionais, os quais ficam sobrecarregados de múltiplas atividades e sem o tempo necessário para cuidar de toda a demanda (produzir conteúdos em diversos formatos e etc...). Daí, muitos portais e sites noticiosos, são alimentados por grandes agências nacionais e internacionais, reproduzindo erros e privilegiando o global em deterimento do local e regional.
Mas uma grande desvantagem é a acomodação com a "mania de copiar e colar" para publicar com rapidez em vez de prezar por informações com "qualidade, rigorosidade na apuração e velocidade". :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito bem... quero saber sua opinião!!!

Related Posts with Thumbnails